Noticias

I Conferência Estadual do Desenvolvimento Regional do Paraná
Atualizado em 15/09/2012

Mais informações no site do evento: http://www.ipea.gov.br/code/codes-estaduais/as-conferencias-estaduais/parana/86-i-conferencia-estadual-do-desenvolvimento-regional-do-parana

Convite para exibição do documentário produzido por equipe da UFPR Litoral -“Quem acordou o Dragão?”
Atualizado em 09/03/2012

No dia 11 de março de 2012, dia que completa 1 ano dos desastres naturais ocorridos no litoral do Paraná, será exibido na Cinemateca de Curitiba o filme QUEM ACORDOU O DRAGÃO?

Os desastres decorrentes das chuvas marcaram o começo do ano de 2011 no Litoral do Paraná, os municípios mais atingidos foram Antonina e Morretes. Antonina sofreu a maior enchente dos últimos 39 anos, deixando vários desalojados e provocando duas mortes por soterramento, em Morretes 8 mil pessoas ficaram desalojadas, chegando a mais de 15 mil afetados.

O objetivo do filme é retratar a problemática socioambiental a que o litoral paranaense foi submetido. O documentário evidencia o processo de transformações decorrentes das chuvas no dia 11 de março em quatro cidades do litoral paranaense. As regiões afetadas e os moradores são o cenário do filme que retrata as dificuldades dos atingidos em retornar ao seu cotidiano, a precária situação política e as modificações provocadas pelo acontecimento em todos os setores. Além disso, investiga a explicação dos moradores para o fenômeno e a partir dele esclarece sob a ótica científica as ligações com as mudanças climáticas globais e a busca de uma nova forma de relação com a natureza.

A produção desse material foi realizada por uma equipe iniciante, maioria estudantes, que fazem parte de um projeto de Educação Científica (LabMóvel) que atua principalmente no Litoral do Paraná.

Local da Exibição: Cinemateca de Curitiba – Rua Carlos Cavalcanti 1174 – São Francisco.
Data: 11 de março de 2012.
Horário das sessões: 14:00 - 16:00 - 18:00.

Divulgada a previsão de entrega do Bloco de Ciências da Terra
Atualizado em 22/02/2012

Foi divulgado os detalhes da construção do novo Bloco do Setor de Ciências da Terra, que custará R$ 5 milhões, dinheiro vindo do programa Reuni, do Governo Federal. Segundo consta no site do Setor o empreendimento terá 3 mil m² e disponibilizará 3 elevadores para uso.    
A partir da segunda semana de fevereiro foram colocados painéis com detalhes da obra, onde foi divulgada a previsão do término das obras que será para meados de janeiro de 2013.  

Painel de Divulgação das obras no Bloco de Ciências da Terra, click para ver mais detalhes.
Foto: Camila Strapasson dos Santos

Construção do Novo Prédio de Ciências da Terra
Divulgado em 26/01/2012

No dia 31 de janeiro de 2012 (terça-feira), às 10 horas, na sede da Prefeitura Universitária, ocorrerá a cerimônia de “Lançamento da Pedra Fundamental de Construção do Novo Edifício do Setor de Ciências da Terra”.
Assim como declarou o nosso Diretor de Setor, Prof. Donizete A. Giusti, através de um comunicado aos docentes e técnico-administrativos:

“Não é apenas um acontecimento político, mas sim uma conquista histórica para toda comunidade do Setor, já que é fruto do trabalho e esforço de todos: Docentes, Servidores Técnico-Administrativos e Alunos”.